Cookies help us deliver our services. By using our services, you agree to our use of cookies.

Como funcionam

O BPHE é, em princípio, construído como um pacote de placas constituído de um pacote de placas de canal corrugadas entre pacotes de placas de cobertura frontal e posterior. Os pacotes de placas de cobertura consistem em placas seladas, anéis cegos e placas de cobertura. As conexões são montadas nas placas de cobertura e podem ser personalizadas para atender requisitos específicos do mercado e de aplicações. Durante o processo de soldagem a vácuo, um ponto de solda é formado em cada ponto de contato entre a base e o material de enchimento. Este design cria um trocador de calor constituído de dois canais, ou circuitos, separados.

As placas de selagem são usadas para isolar o espaço entre a placa de cobertura e a primeira e a última placas de canal. O número de placas da tampa varia, por exemplo, conforme o tipo e o tamanho do BPHE e sua classificação de pressão. Alguns BPHEs têm um anel cego para isolar o espaço entre a placa de canal e a placa de cobertura. Em alguns BPHEs, os anéis cegos estão integrados na placa de cobertura e nas primeira e última placas de canal.

Tipos de canal e placas do BPHE

Alguns BPHEs estão disponíveis com diferentes tipos de placa de canal em que variam os padrões de ziguezague. O benefício de diferentes padrões de ziguezague é que as características hidráulicas e térmicas do BPHE podem ser modificadas. Por exemplo, dois BPHEs podem ter a mesma queda de pressão em ambos os lados apesar das diferentes taxas de fluxo.

Os fluidos podem passar pelo trocador de calor em diferentes formas. Para os BPHEs de fluxo paralelo, existem duas configurações de fluxo diferentes: co-corrente e contracorrente (clique nas imagens à direita).

  • Fluxo de co-corrente
  • Fluxo contracorrente

Existem várias versões diferentes de pacotes de placa de canal. Os exemplos incluem:

  • BPHE com duplo circuito
  • BPHE de duas passagens, que corresponde a duas unidades conectadas em série. •BPHE duplo sobre duas passagens

Combinações de materiais

Existem diferentes tipos de categorias de produtos BPHE dependendo da combinação de materiais e da pressão do design. Os materiais padrão das placas são aço inoxidável, S, AISI 316 soldado a vácuo com enchimento de cobre puro, C, ou enchimento à base de níquel, N. Para as aplicações mais exigentes, as placas podem ser feitas de SMO 254, um aço inoxidável com alto teor de molibdênio.